domingo, 26 de outubro de 2008



ÚNICA EM CIRCULAÇÃO


A bíblia tem sido lida por mais pessoas e publicada em mais línguas do que qualquer outro livro. Existem mais copias impressa de toda a Bíblia e mais porções e seleções dela do que de qualquer outro livro em toda a história.


Alguém poderá refutar, afirmando que num determinado mês ou ano algum livro que alcance, ou que mesmo comece a se igualar, à bíblia, em termos de circulação. O primeiro grande livro a ser impresso foi a Vulgata (versão da bíblia m Latim), impressa por Gutenberg.


Hy Pickering diz que, cerca de trinta anos atrás, para a sociedade Bíblica Britânica e Estrangeira atender à demanda, teve que imprimir “uma cópia a cada três segundos do dia ou da noite; 22 cópias a cada minuto do dia ou da noite; 1.369 cópias a cada hora do dia ou da noite; 32.876 cópias diariamente durante o ano. E é bem interessante saber que esse numero surpreendente de bíblias foi despachando para diversas partes do mundo em 4.5863 caixas, num peso de 490 toneladas”.


ÚNICA EM TRADUÇÃO


A bíblia foi dos primeiros livros importantes a ser traduzido ( Septuaginta: tradução em grego do Antigo Testamento hebraico, por volta de 250 a.C.)
A bíblia tem sido traduzida, retraduzida e parafraseada mais do que qualquer outro livro existente.


A Enciclopédia Britânica informa que “até 1966 a bíblia completa havia aparecido... em 240 línguas e dialetos... um ou mais livros da bíblia em outros 739 idiomas, num total de 1280 línguas”.


Entre 1950 e 1960 3.000 tradutores da bíblia estiveram trabalhando na tradução das Escrituras.
Os fatos colocam a Bíblia numa condição única (“de cuja espécie não existe outra”) em termos de tradução.